HISTÓRIA FAZENDA SÃO PEDRO

CONHEÇA A HISTÓRIA DA FAZENDA SÃO PEDRO EM AIURUOCA - MG

Durante as férias e em todo feriado, o casarão ficava lotado de amigos e parentes. Também pudera, que família grande! Por parte da anfitriã Neusa, 11 irmãos, 11 cunhados e cunhadas e uma média de três filhos cada. Por parte do anfitrião Luiz Fabio, nove irmãos, nove cunhados e cunhadas, a mesma média de filhos e …bom… prepare-se para arrumar atividades para os hóspedes!

Assim, de um casarão antigo, de terras ainda pouco produtivas, de um cenário de desmatamento em um lugar cheio de significado para a família e de um desejo obstinado de um engenheiro eletricista em transformar-se em um fazendeiro de verdade… nasceu um espaço para lazer e descanso, onde o resgate das origens é inevitável, onde se cultivam as relações e o contato concreto entre o homem, os animais e a natureza.

Casarão do ano 1830 - séc XIX

Registros do casarão datam sua construção no ano de 1830. Fotos e outros documentos indicam que a mesma casa estava há alguns metros abaixo muito antes disso e que fora transferida para facilitar o acesso d’água. Seu estilo colonial, as madeiras e pedras que sustentam a casa nos fazem remeter à época em que eram precisos muitos e fortes braços humanos e carros de boi. Não há registros de escravidão que envolvam a Fazenda São Pedro.

O Renascer da Fazenda São Pedro

Entretanto, o que dali hoje emana é a riqueza de uma transformação verde. A certeza de que bons frutos se colhem onde se plantam boas sementes e de que a natureza responde com generosidade àqueles que se dedicam com paciência e cuidado à sua manutenção. A história da Fazenda São Pedro começa em 1830. Decidimos, porém, iniciar nosso relato em 1973, mais de um século depois, no período que vou batizar de o renascer da Fazenda São Pedro.
Foi naquele ano que Luiz Fabio de Arantes, engenheiro formado havia quatro anos, com a ajuda de seu pai Oswaldo Vilela Arantes, nascido muito próximo dali, decidiu comprar a fazenda da família Meirelles.

Em 1976, após um período de reformas e manutenção a família passa a frequentar a fazenda. E para fazer da propriedade algo produtivo, começaram também as obras em torno do cultivo do café.
Apesar de ser uma casa em meio ao verde, não haviam árvores no seu entorno e essa foi a principal transformação da fazenda nas últimas décadas. 

O início do Turismo Rural

Em 1995, a Fazenda abriu suas porteiras para receber hóspedes dentro do turismo rural.
O renascer verde aconteceu. Hoje quase não se vê a casa… 

Há também a história dos cães e dos bichos. 
Contudo, será um outro capítulo que gostaria de compartilhar com você. 
A essa altura me apresento como narradora. Sou Fabíola Arantes, filha de Luiz Fabio e Neusa, mãe de Maya e esposa de Ricardo. 
Aqui, do meu paraíso particular, entre meus amores eternos, faço-lhe o convite para participar desta história. 

FAMILIA SÃO PEDRO

FAMILIA SÃO PEDRO

Acesse o Mapa de toda a propriedade